FANDOM

O aracnomorfo é uma criatura encontrada em Novigrad na expansão Hearts of Stone. de The Witcher 3: Wild Hunt.

Entrada no Bestiário

A aranha jamais deve deitar-se com a mosca.
– Provérbio ofieri

Um ditado semelhante poderia se popularizar em nossa terra sobre os aracnomorfos e tudo que é incapaz de fugir deles, ou seja, quase todas as criaturas do mundo. É verdade que lavradores e lenhadores não precisam temê-los em seu trabalho diário, já que os aracnomorfos, como primos distantes e pós-Conjunção das aranhas, têm forte preferência por cavernas profundas e escuras, bem como pântanos úmidos e inabitados. Quem avistar um, entretanto, deve estar com a consciência limpa e com suas questões mundanas em ordem, pois sua vida em breve terminará, visto que nem mesmo o homem mais rápido do mundo pode fugir deles correndo e só alguns poucos bruxos podem matá-los. Pior ainda é a espécie mais agressiva e perigosa conhecida como aracnomorfo colosso, que é capaz de devorar um boi inteiro em segundos.

Táticas de combate

Matar um aracnomorfo não é tarefa fácil, mas há duas abordagens com chances de sucesso. Devido à espantosa velocidade de movimento de um aracnomorfo, não há motivo para persegui-lo – o melhor é escolher uma posição vantajosa e esperar o bote. A fera normalmente tenta um ataque surpresa, jogando em sua presa uma teia que deixará a vítima enredada com pouca flexibilidade para contra-atacar e muito menos para tomar a iniciativa de um ataque. É preciso então oportunizar uma ofensiva quando o aracnomorfo recua para tecer sua teia, aproveitando-se desse momento de vulnerabilidade antes que seja tarde demais.
Aracnomorfos sofrem com os efeitos da maioria dos Sinais dos bruxos: eles podem ser atordoados com o Aard ou imobilizados com Yrden e o Axii também pode ser usado para neutralizá-los temporariamente. Uma tática sensata é atacá-los com uma besta ou bombas e aplicar óleo insectoide na lâmina.
É necessário ter extremo cuidado ao enfrentar um aracnomorfo colosso – esse monstro não precisa de tempo para tecer uma teia, pois armazena uma quantia praticamente ilimitada de seda. Ele também pode saltar grandes distâncias para prender suas vítimas ao chão. Só o Sinal Yrden tem chance de detê-lo.