FANDOM

Basiliscos, também chamados de Regulus, são répteis e seu veneno contém a neurotoxina mais potente conhecida. Sua picada, se atingida em qualquer lugar do corpo, mata em questão de segundos. Seu couro é de excelente material e é a matéria-prima mais cara usada na manufatura de calçados.

Durante o conto O Limite do Possível, o bruxo Geralt de Rívia é contrato para matar um basilisco por 200 lintares.

Big Quote Left
- (...) Bruxos! Assassinos errantes de basiliscos! Caçadores ambulantes de dragões e demos dos pântanos!
Big Quote Right
O Bruxo (conto)
Big Quote Left
– Cintra é um país como qualquer outro. Temos aqui lobisomens e basiliscos, e basta procurar bem para encontrar manticoras. Portanto, um bruxo poderá vir a ser útil.
Big Quote Right
— Conto Uma Questão de Preço
Big Quote Left
(...) Ao lado dela havia um elegante escarpim negro de salto alto, feito de couro de basilisco, a matéria-prima mais cara usada na manufatura de calçados.
Big Quote Right
O Último Desejo (conto)
Big Quote Left
– No entanto, não conseguirá se livrar do conflito entre o Caos e a Ordem. Embora tenha feito uma comparação com o ferreiro para provar seu ponto de vista, você não é ferreiro. Vi como trabalha. Você adentra uma cava em ruínas e retira de lá um basilisco destroçado. Existe, meu caro, uma enorme diferença entre ferrar um cavalo e matar um basilisco. Você acabou de dizer que, caso a recompensa seja condigna, vai até o fim do mundo para acabar com um monstro que lhe seja indicado.
Big Quote Right
— Conto O Limite do Possível
Big Quote Left
– Venha, minha boa gente! Aqui, junto de mim! Vocês poderão ver com os próprios olhos o mais terrível monstro que os deuses criaram! Um horror! Um autêntico basilisco vivo, o venenoso terror dos desertos da Zerricânia, o diabo encarnado, o insaciável devorador de homens! Vocês jamais viram um monstro como esse! Recém-capturado no além-mar, acabou de ser trazido num navio. Venham admirar um horrendo basilisco vivo, porque nunca mais terão uma oportunidade dessas! É sua última chance! Aqui, em minha tenda, por apenas três patacas. Mulheres com crianças por duas patacas!
– Ah! – exclamou Ciri, afastando com a mão as abelhas que teimavam em voar em torno das peras. – Um basilisco? E vivo ainda por cima? Tenho de vê-lo. Até hoje só o vi em ilustrações. Venha, Fábio.
Big Quote Right
Tempo do Desprezo

The Witcher (PC)

No jogo, os basiliscos não aparecem até o Capítulo IV. O primeiro encontro com eles é geralmente na ilha de Black Tern, mas possivelmente na cripta nos campos. Eles são uma excelente fonte de XP.

Entrada no Bestiário

Pessoas comuns chamam o basilisco de rei dos desertos zerrikanianos e muitas vezes o confundem com a cocatriz.
Eles dizem que a fera é tão cheia de ódio com as coisas vivas que até sua respiração é venenosa e seu olhar transforma os desavisados em pedra. Em contos de fada, o único jeito de matar um basilisco é segurando um espelho na frente de seus olhos para desviar seu olhar mortífero. Bruxos respondem que é muito melhor quebrar o espelho na cabeça da criatura.
Antes de lutar contra uma criatura venenosa como o basilisco, um bruxo bebe Papa-figo para liberar enzimas que aumentam sua resistência a toxinas. Os mais cautelosos preparam uma segunda dose no caso do veneno do oponente de alguma maneira superar esta resistência.

The Witcher 3: Wild Hunt

Entrada no bestiário:

Big Quote Left
Em homenagem ao nobre cavaleiro Roderick, morto durante um combate contra um basilisco. Que a fera tenha se engasgado com os seus ossos.
Big Quote Right
— Inscrição em uma lápide no cemitério de Vizima.

Contrário à crença popular, os basiliscos não podem transformar nada em pedra com os seus olhos. Porém, isso não serve de muito conforto com as suas garras e dentes venenosos e ácidos oferecendo vários outros tipos de morte.
Basiliscos adoram lugares escuros e úmidos, como porões, cavernas e esgotos de cidades. Caçam durante o dia, esperando pacientemente pelas suas presas e saltando sobre elas de uma vez com um ataque letal.
Ao se preparar para lutar contra uma criatura dessas, deve-se beber Papa-figo, que oferecerá resistência ao veneno do basilisco, e preparar Estrelas Dançantes ou bombas de lasca, que funcionam muito bem contra basiliscos.
O couro do basilisco é um material bastante valorizado na confecção de sapatos de alta costura e bolsas para mulheres. Por esse motivo, muitos homens com a coragem elevada pelo desejo por ouro se aventuram a caçá-los. A maioria dessas caçadas termina desastrosamente, mas alguns conseguem matar a criatura, o que levou a um declínio drástico na sua população recentemente. Alguns magos e druidas acreditam que os basiliscos deveriam ser colocados nos programas de proteção às espécies em extinção. Todos os demais acham que esses magos e druidas enlouqueceram de vez.