Wiki The Witcher
Advertisement

A cinérea, como é conhecida na Língua Antiga, é um grande crustáceo voraz de cor pardacenta e corpo alongado e achatado. Ela habita os pântanos de Angren e prefere águas com pouco movimento.

Enquanto Edmund Bumbler aprendia sobre as diferentes espécies da família hyphydrida, ele erroneamente pensou que heteropteras (as quais chamou de Ictiocyovorax bumbleri) só comiam peixes e pequenos anfíbios, não percebendo que elas também poderiam comer pessoas se tivessem a chance. Além disso, Bumbler também não percebeu que já tinham um nome, provavelmente pensando que uma cinerea se tratava de uma criatura mitológica.

Citações

Big Quote Left.png
— O ser ao qual o senhor se refere é a heteroptera, chamada de cinérea na Língua Antiga. E, se o doutor Bumbler afirma que a heteroptera se alimenta exclusivamente de peixes, deduzo que nunca se banhou em um lago habitado por esse ser. Mas em um ponto ele está certo: a única coisa que a zygoptera tem em comum com a cinérea é a mesma que eu tenho com uma raposa. Ambos gostamos de comer patos.
— Cinérea? – empertigou-se o professor. – Cinérea é um ser mítico! Tenho de admitir que fiquei desapontado com sua falta de conhecimento. Na verdade, estou chocado com...
Big Quote Right.png
O Sangue dos Elfos

Observações

  • O monstro é originalmente citado em O Último Desejo, mas o tradutor Tomasz Barcinski não o incluiu em sua versão.
  • Na história não canônica "Algo Termina, Algo Começa", este monstro ataca o barco de Ciri, mas é morto por ela com a ajuda de Galahad.
Big Quote Left.png
Ele destruiu o nosso barco... - ofegou Loki. - Bem naquela margem... Um monstro horrível! Eu bati nele com um remo, mas ele comeu, ele comeu o remo todo!
Big Quote Right.png
Algo Termina, Algo Começa (tradução nossa)

Jogo de Imaginação

Zyrytwa RPG.jpg

Navalheja [1]

Também conhecida como cinérea.

ᅟ Um enorme artrópode encouraçado com a aparência de um lagostim e o tamanho de uma tiçoeira, pela qual costuma ser confundido. Vive em águas lodosas e cobertas de vegetação, sendo geralmente encontrado nas águas pantanosas de Angren.

ᅟ Um bicho muito feroz; quase nunca se deixa afugentar, e ataca com suas mandíbulas e pinças afiadas.

The Witcher 1

Capítulo IV: O monstro é mencionado em um diálogo entre Geralt e o Rei Pescador.

The Witcher 3: Wild Hunt

A Żyrytwa estava planejada para aparecer no jogo, mas foi descartada no período de desenvolvimento entre 2013 a 2014. Este fato tornou-se público após vazamento do material da CDPR[2].

Informação do Material Vazado

Monstro crustáceo que vive nas águas ou suas proximidades.
Eles envenenam as vítimas. Embora vivam em grupos, atacam separadamente e não têm papéis especializados.

Notas & Referências

  1. O nome original do monstro em polonês; żyrytwa, parece estar relacionado a żerować ("parasitar") e brzytwa ("navalha"); e denota uma espécie real de percevejo aquático, cujo nome científico heteróptero ("asas diferentes" em grego). No entanto, o nome polaco foi claramente escolhido por ser um apelido popular, e não a nomenclatura de um inseto.
  2. Documentos vazados em 2014.
Advertisement