Wiki The Witcher
Advertisement
Disambig-icon.png Este artigo trata sobre o monstro principalmente chamado de "quimera" nos livros da saga. Para a criatura inspirada no mito grego, conhecida originalmente por este nome, ver Quimera (original).

Um espanto, também chamado de espantoso, espantador ou até quimera (do polaco przeraza), é um monstro que vive em desertos e outros ambientes áridos. Habita cavernas e grutas mas também caça em locais próximos a córregos ou lagos periodicamente. Se alimenta principalmente de animais do deserto, embora não hesite em atacar humanos.

Na aparência, se assemelha a um louva-a-deus gigante, cor verde ou cinza. Possui reflexos incríveis, e pode sobreviver sem comida por até uma semana. Contudo, é sensível a ruídos altos, os quais o ensurdecem e o tornam indefeso.

O primeiro espanto foi criado pelo mago Dagobert Sulla. Depois de criar o monstro, conta-se que ele exclamou "O que foi que eu fiz?" e prontamente o destruiu.

Big Quote Left.png
– Mas que bobagem é essa que está dizendo? Civilização? Que civilização? Faz menos de uma semana que atravessei o Buina e, viajando pela região, ouvi as mais diversas histórias. Aparentemente, há por aqui um monte de aquariofos, miriapodas, quimeras, dermopteras e todos os seres monstruosos possíveis. Portanto, você deveria estar com trabalho até as orelhas.
Big Quote Right.png
A Voz da Razão 5 - O Último Desejo
Big Quote Left.png
E quanto às quimeras, manticoras e anfisbenas? Escondem-se em florestas virgens e montanhas inacessíveis.
Big Quote Right.png
A Voz da Razão, O Último Desejo

The Witcher

Entrada no Bestiário

"O primeiro mago a criar um espanto foi o infame renegado Dagobert Sulla, um estudante diligente dos mestres da alquimia de Zerrikania e supervisor da Prova das Ervas realizada em Kaer Morhen. Ao contemplar a abominação que havia criado, dizem que Sulla gritou: 'O que foi que eu fiz?' Ele destruiu o monstro; suas anotações, no entanto, sobreviveram."

Localização

Fontes

Observações

Galeria

The Witcher 3: Wild Hunt

GWENT: The Witcher Card Game

Gwent cardart monsters frightener dormant.jpg Espanto: Dormente O que foi que eu fiz?, disse o mago, assustado com a sua criação.
Facção:
Expansão:
Raridade:
Tipo:
Rótulos:
Artista:
Monstros
Conjunto Básico
Épico
Artefato
 
Marta Dettlaff

Força: -
Defesa: -
Provisão: 9

Após 3 unidades aliadas terem sido destruídas, acorda o Espanto.

Gwent: Art of the Witcher Card Game

Espantos, experimentos grosseiros de um mago renegado, são tremendamente apavorantes. Até mesmo soldados fortes e blindados com armadura se sairiam melhor se fugissem ao invés de enfrentar esta criatura. Sua habilidade de se camuflar combinada com sua agilidade deixa aos seus oponentes pouco tempo para reagir e quase nenhuma chance de sobreviver a um confronto.
Big Quote Left.png
No primeiro jogo de The Witcher, a aparência do espanto lembrava um louva-a-deus. Marta elaborou este conceito e também adicionou novos detalhes como as marcas na cabeça do monstro que trazem uma imagem sinistra de morte.
Big Quote Right.png
— Comentário sobre a ilustração

Artes Conceituais

The Witcher: Monster Slayer

Os frighteners são monstros de raridade lendária e dificuldade extrema.

"'Quem és tu?'
'Um espanto, eu sou.'
'Um apropriado descritor,' admitiu a refeição, desaparecendo na garganta do monstro."
- Fragmento do conto de fadas, O Espanto que Não Parava

Vulnerável a:

Ataques fortes
Espada de prata
Óleo de insectoide

Ocorrências:

Comum em todos os tipos de ambientes naturais.
Aumento da atividade em neblina.

Troféu:

Twms trophy frightener.png
Advertisement