FANDOM

Jaskier (nos jogos: Dandelion ou Dandilion), cujo nome real é Julian Alfred Pankratz, é um poeta, menestrel, bardo, e o amigo mais próximo do bruxo Geralt de Rivia. Ele estudou as Sete Artes Liberais por quatro anos na Universidade de Oxenfurt (durante os seus estudos, conquistou a reputação de preguiçoso, bêbado e idiota) e tornou-se mais tarde, depois de passar nas provas com resultados excepcionais, professor. Ele deu aulas durante um ano, mas, em seguida, deixou a academia para viajar pelo mundo. Jaskier no entanto ainda visita Oxenfurt de vez em quando para dar palestras. Seu nome, em polonês, é o nome de uma flor, e por isso, em inglês, Jaskier é chamado Dandelion (em português, dente-de-leão).

Ele era primo de Ferrant de Lettenhove, instigador real de Kerack.

Em poucos anos, ele ganhou fama em todo o mundo e tornou-se conhecido como um dos melhores trovadores nos Reinos do Norte, e sua canção mais conhecida é a Balada Leoazinha de Cintra. Ele também ganhou a reputação do maior conquistador do mundo - ele mesmo conseguiu conquistar o coração de Anna Henrietta, a duquesa de Toussaint, onde costumava ser um nobre, um visconde. Ele é muito bonito e às vezes é confundido com um elfo ou meio-elfo.

Durante suas viagens com Geralt, Jaskier começou a escrever suas memórias, intitulado "Meio século de Poesia". Sua primeira tentativa foi perdida no fundo do armário da Duquesa de Toussaint Anna Henrietta após o poeta ser banido de seu ducado. Mas ao invés de lamentar a perda, o poeta decidiu reescrever suas memórias, a partir do zero. Seus poemas foram mais tarde reunidos em duas coleções: Os Infortúnios do Amor e A Hora da Lua.

Baladas Conhecidas

Notas & Referências

  1. Grande Bardo no dialeto das dríades.

Galeria