Wiki The Witcher
Advertisement

A lâmia é um tipo de vampiro que costuma aparecer na forma de uma jovem moça de cabelos escuros, mas cuja forma natural é a de um grande morcego negro com presas afiadas e garras.

É uma das poucas espécies de vampiros que não se afetam pelo sol, as outras sendo alpores, muras e vampiros superiores.

As lâmias são muito ágeis e apenas espadas de prata mostram-se eficazes contra elas. Embora elas tenham garras afiadas para ataques corpo-a-corpo, também podem soltar um grito devastador à distância, capaz de lançar até um homem adulto pelos ares. Somente Quen pode evitar que isso aconteça, embora até isso o grito seja capaz de atravessar em certas situações.

Lâmias também têm o hábito de cantar em sua língua nativa, especialmente depois de beberem sangue, e suas canções são descritas como silenciosas, agudas e nauseantes. Graças a isso, são capazes de manipular e dobrar à sua vontade qualquer humano alterando seus sonhos e transformando-os em pesadelos horríveis.

O Último Desejo

Geralt encontra uma poderosa lâmia chamada Vereena, que era amante do homem amaldiçoado Nivellen.

Big Quote Left.png
Estava agarrada ao dorso do golfinho do chafariz abandonado, circundando a pedra mofada com as mãozinhas delgadas e tão brancas que davam a impressão de ser transparentes. Debaixo de uma tempestade de entrelaçados cabelos negros, brilhavam, fixos nele, dois enormes olhos da cor de antracito.
Big Quote Right.png
O Último Desejo página 49
Big Quote Left.png
– Uma lâmia! – gritou o bruxo, atirando-se na direção do chafariz.
Detrás dos pálidos lábios brilharam pontudas presas brancas. A vampiresa se ergueu, arqueou as costas como um leopardo e soltou um berro.
A onda sonora atingiu Geralt como um aríete, deixando-o sem ar, esmagando-lhe as costelas e trespassando-lhe os ouvidos e o cérebro com espinhos de dor. Arremessado para trás, ainda teve tempo de cruzar os punhos no Sinal de Heliotrópio. O feitiço conseguiu amortizar parcialmente o ímpeto com o qual ele bateu contra o muro, mas mesmo assim viu tudo preto e o resto do ar irrompeu de seus pulmões com um gemido.
Big Quote Right.png
O Último Desejo
Big Quote Left.png
Enquanto gritava, a lâmia foi se metamorfoseando novamente sobre o dorso do golfinho. Um pouco acima do seio esquerdo via-se uma mancha vermelha no vestido branco, logo abaixo de um rasgo não mais longo do que um dedo mindinho. O bruxo rangeu os dentes; o corte que deveria ter fendido a besta em dois não passara de um arranhão.
Big Quote Right.png
O Último Desejo

The Witcher 1

Registro no Bestiário

Dizem que as lâmias assombram rapazes bonitos à noite e sugam o sangue deles. Essas vampiras se movem silenciosamente no escuro e atacam suas vítimas de surpresa. Lâmias podem assumir a forma de moças lindas, o que as tornam confundíveis com ondinas, mas acabam sempre sendo traídas por suas longas presas e sua incontrolável sede por sangue.

Localização

  • Casa da Rainha da Noite
  • Cemitério no pântano
  • Catacumbas da velha mansão
  • Cripta do Corvo
  • Ruínas élficas

Fontes

  • Vampiros: Fatos e Mitos (livro no jogo)
  • No Capítulo IV, você pode falar com uma das camponesas na aldeia de Águas Turvas e receber a entrada do diário sobre as lâmias e seus ingredientes alquímicos.

Observações

  • Lilly, da missão de troféu no Capítulo V, é uma lâmia.
  • Embora os restos da lâmia sempre tenham a chance de conter sais naezanos, eles não conterão sangue de lâmia a não ser que você obtenha seu registro no diário.

Galeria

The Witcher 2: Assassins of Kings

Registro no Diário

A lâmia é um vampiro superior, ou seja, uma criatura pós-Conjunção, uma intrusa em nosso mundo. Ela se apresenta como uma mulher linda, mas quando está faminta ou pronta para atacar, é aterrorizante. Como qualquer vampiro, a lâmia se alimenta de sangue. Ela normalmente faz isso encontrando uma vítima para se tornar ao mesmo tempo seu amante e fonte de alimentação constante.
A lâmia acha o cheiro de alho socialmente inconveniente no máximo e considera símbolos sagrados como exemplos interessantes de artesanato. Ela suporta bem a luz do sol, apesar de preferir a escuridão da noite. Como já deu para ver, você pode enfiar a maioria dos seus preconceitos estereotipados sobre vampiros no seu rabo quando se trata de uma lâmia. Mas então, o que funciona? O fio de uma espada de prata, como de costume. Além da prata, ela pode ser ferida pelo fogo e por uma estaca, desde que esta última seja tão longa quanto a barra de uma carroça. A lâmia é sempre feminina, assim como as alpores.
Lâmias menos poderosas normalmente caçam em bandos para cercar suas presas com mais facilidade. Se ameaçadas, elas atacam com suas garras e estraçalham seus oponentes, parando apenas para saborear o sangue de sua vítima moribunda. A arma mais perigosa que uma lâmia pode usar contra um bruxo é a sua voz. O grito estridente da criatura gera uma onda de choque capaz de derrubar até o maior dos brutamontes, tornando-o uma presa fácil para a vampira. Uma ameaça de igual proporção é capacidade da lâmia de privar seus inimigos de visão, ela os cega para então brincar de gato e rato com eles. Até a visão ser recuperada, é preciso defender-se de seus ataques do jeito que for possível, por exemplo, usando o Sinal Quen.
As lâmias têm controle absoluto sobre sua própria circulação sanguínea, tornando ineficazes os óleos e venenos que se usam para aumentar o sangramento. Elas são ótimas em se defender contra os truques de bruxos, mas são vulneráveis a fogo e podem ser derrubadas, o que possibilita uma execução enquanto tentam se levantar.

The Witcher 3: Wild Hunt

Registro no Bestiário

Se precisar atravessar o bosque, fique longe de lugares em que possa ouvir vários tipos diferentes de pássaros ao mesmo tempo. Este som significa que você está entrando em um território de lâmias e pode se despedir de sua vida.
— conselho anônimo
Felizmente, lâmias são criaturas raras. Muitas vivem longe de centros populacionais, pois se importam muito com sua própria segurança e fazem seus covis em lugares onde não podem ser pegas de surpresa. Aquelas que decidem viver perto de humanos evitam multidões e emergem de seus abrigos apenas à noite. Quando o fazem, alguém poderia confundi-las com viajantes atrasados correndo para seus alojamentos noturnos, mas detalhes sutis as entregam: sua relação próxima com pássaros, suas vozes penetrantes e a velocidade deslumbrante de seus movimentos. Lâmias são muito mais rápidas e fortes que humanos, mas seu ponto mais forte é a habilidade de ficar invisível.

As lâmias conseguem se deslocar de um lugar a outro em um instante e, como são capazes de ficar invisíveis, podem confundir seus oponentes facilmente e atacá-los inesperadamente ou por trás. Assim, ao lutar contra essas vampiras, a bomba de Pó da Lua é de grande ajuda: embora não elimine completamente a invisibilidade de um vampiro, pode facilitar o rastreio de seus movimentos. Uma quantidade generosa de óleo de vampiro também é uma ajuda eficaz na luta contra estes monstros.

Lâmias usam suas garras afiadas para atacar e conseguem derrubar as defesas do oponente facilmente, esbofeteando-o com uma rajada de golpes de todas as direções. Tentarão morder sua presa e beber seu sangue quando estiver fraca, então todos os bruxos que esperam encontrar tal monstro devem engolir uma poção de Sangue Preto de antemão. Lâmias também são conhecidas por seus ataques sônicos, que derrubam e atordoam sua presa.

Galeria

GWENT: The Witcher Card Game

Gwent cardart monsters bruxa.jpg Lâmia A vampira apareceu como um vulto, soltando um berro desumano. Uma onda de som abalou o bruxo como um aríete — comprimindo as costelas, forçando o ar para fora dos pulmões e injetando uma sensação de dor pela espinha.
Facção:
Expansão:
Raridade:
Tipo:
Rótulos:
Artista:
Monstros
Crimson Curse
Raro
Unidade
Vampiro
Bogna Gawrońska

The Witcher: Monster Slayer

As lâmias são monstros raros de dificuldade moderada.

"Se uma ninfa da água não fugir à sua vista, recue imediatamente. Pode ser uma lâmia."
Como Evitar uma Morte Monstruosa, Jan de Ehle

Vulnerável a:

Ataques rápidos
Espada de prata
Óleo de vampiro

Ocorrências:

Geralmente aparece em áreas verdes, como florestas primárias, bosques, plantações e prados.
Prefere evitar os povoados.
Normalmente aparece durante o dia.

Troféu:

Twms trophy bruxa.png
Advertisement