Wiki The Witcher
Advertisement

Um espírito perigoso que assombra florestas, o leshy (do polonês leszy "florestal"), também chamado de liche ou até bosqueolo, assume muitas formas, mas sempre caça como uma fera impiedosa e assassina.

O leshy espreita na copa das árvores como um predador e imita os sons dos animais da floresta, vive apenas para matar e não deixa muito de suas vítimas sobrando para os comedores de carniça. Poucos sobrevivem à sua emboscada, pois uma única mordida pode ser fatal.

Citações

Big Quote Left.png
Pois faz dois domingos que um lechy mordeu meu genro, de um jeito que só deu tempo de ele tossir sangue e já estava morto.
Big Quote Right.png
A Torre da Andorinha
Big Quote Left.png
Um ser oculto na copa de um gigantesco carvalho silvava e urrava. Talvez fosse um leshy ou simplesmente um lince. O bruxo não parou para se certificar.
Big Quote Right.png
Um Grão de Veracidade - O Último Desejo
Big Quote Left.png
– O que matou aqueles dois – continuou Geralt, olhando para a beira da floresta – não foi nem um lobisomem, nem um leshy. Tanto um como outro não deixariam tal quantidade de carne para os devoradores de carniça.
Big Quote Right.png
Um Grão de Veracidade - O Último Desejo
Big Quote Left.png
E também havia seres que viviam exclusivamente para matar, por fome, por prazer, por causa de um desejo doentio de alguém ou por outros motivos: manticoras, serpes, núbilos, zygopteras, quimeras, leshys, vampiros, ghouls, lobisomens, escorpiões gigantes, estriges, tragarças, quiquimoras, wippers. Aí eu os enfrentava com golpes de espada e, depois, via medo e nojo nos olhos dos que me pagavam por tais serviços.
Big Quote Right.png
O Último Desejo, pág. 90

Jogo de Imaginação

Leszy RPG.jpg
Ilustração por
Jarosław Musiał
Leshy

Um monstro da floresta com inteligência considerável e alta resistência a aço. Por alguma razão, muitos camponeses acreditam que seja um espírito protetor dos bosques.

Na realidade, é um ser muito perigoso que caça criaturas silvestres e andarilhos solitários e possui a habilidade de polimorfia. Em sua forma natural, é uma fera do tamanho de um gato selvagem - parecendo a mistura de uma pantera e um urso - com pelagem parda ou preta, dentes enormes e garras afiadas. Costuma espreitar nos galhos das árvores e saltar deles diretamente no pescoço de suas vítimas com uma velocidade impressionante; a coitada da presa é devorada por inteiro ali mesmo.

Sua arma mais poderosa é a capacidade de mudar de forma. Ele pode, por exemplo, se transformar em um velhinho aparentemente inofensivo ou em um tronco de árvore praticamente idêntico ao real.

The Witcher 3: Wild Hunt

Há muito tempo os humanos são fascinados pelos bosques selvagens – viver em suas proximidades resultou em muitas histórias sobre criaturas ferozes e bondosas, amigáveis ​​e hostis. À medida que começaram a se estabelecer cada vez mais fundo nas florestas, o respeito pelo desconhecido diminuiu. A madeira foi recolhida, casas de pedra foram construídas. À medida que a peste que era a humanidade crescia, aumentava também a ira da floresta e de seus habitantes.

No coração da floresta há um segredo; em um lugar de escuridão e de natureza primitiva, reside um guardião poderoso e aterrorizante. Imune ao aço humano, acredita-se que o liche é a maneira da natureza de proteger a floresta e os animais que vivem dentro dela da ameaça que os humanos começaram a representar em sua expansão devastadora nas terras.

Junto aos animais que comanda, o liche se tornou uma força que não pode ser ignorada. Às vezes adorada, esta criatura pode curar outros animais silvestres e convocar nekkers ou corvos para proteger a floresta. Seus ataques são lentos, mas mortais - tome cuidado para não ser capturado por suas raízes subterrâneas. [1]

Registro no Bestiário

Nunca caçamos nesta floresta. Jamais. Mesmo que isso signifique que o vilarejo inteiro passará fome
Mulliver, magistrado de Hoshberg em Aedirn
Liches habitam florestas densas e primordiais. São criaturas terrivelmente territorialistas, que caçam com a sua furtividade e astúcia como únicas ferramentas. Eles usam a sua magia inata para controlar as plantas e os animais do seu território – sendo assim, ao caçá-los, conseguir chegar perto o suficiente já é metade da dificuldade. Os liches mais velhos, os que ganham o título de "liches antigos", têm habilidades e táticas avançadas que os tornam especialmente perigosos.
Alguns liches criam totens mágicos que aumentam a sua força. Nesses casos, esses totens devem ser destruídos antes ou durante a luta. Além do mais, alguns liches podem criar uma espécie de imortalidade para si da seguinte forma: o liche fere um viajante perdido passando pela sua floresta com as suas garras e lança uma maldição de magia negra sobre ele. Enquanto esse indivíduo marcado estiver perto do seu território, o liche renascerá toda vez que morrer. Esses liches só poderão ser derrotados depois de matar ou afastar a pessoa marcada.
Em combate, os liches não usam apenas as suas longas garras, mas também os seus vários aliados: lobos, que sempre vêm ao seu auxílio, ou corvos, que atacam e distraem o oponente do liche. Eles também são capazes de comandar plantas e fazê-las ajudarem no combate. Por sorte, para os bruxos, os liches têm uma fraqueza: eles são extremamente vulneráveis ao Sinal Igni.

The Witcher Adventure Game

Twag monster leshen.png
O liche pode cruzar seu caminho no jogo e é muito difícil de derrotar (nível: Ouro). Para derrotá-lo você precisa:
  • Ataque: 5
  • Defesa: 0

Ataque bem-sucedido: Receba 2 Pontos de Vitória.
Defesa malsucedida: Sofra 1 de Morte para cada ponto de Ataque que lhe falta.

The Witcher: Monster Slayer

Na primavera, as pessoas começam a se aventurar cada vez mais fundo na floresta. Essa é a maneira mais rápida de enfurecer os liches e seus cães.

O liche é um monstro raro e difícil de ser combatido.

Registro no Bestiário
Para obter o favor de um liche, traga-lhe uma galinha e um molho de centeio ou trigo, depois incline a cabeça em sinal de respeito."

— Sabedoria popular

Ocorrências:

Geralmente aparece em áreas verdes, como florestas primárias, bosques, plantações e prados.
Prefere evitar povoados.
Aumento significativo da atividade durante precipitações, como chuva
Troféu:
Twms trophy leshen.png

The Witcher (Netflix)

Antigos espíritos encarregados de proteger a floresta. Incapazes de se reproduzir, em breve estarão extintos. [2]

Os leshies são alguns dos monstros mais antigos, que vieram com a Conjunção (ou talvez até antes, quem sabe?). Essas criaturas parecem árvores humanoides, com braços, pernas e até chifres formados por galhos. É uma visão e tanto.

Big Quote Left.png
Estes gigantes verdes podem ser antigos, mas ainda conseguem nocautear você com suas videiras poderosas.
Big Quote Right.png
— Bestiário de Oxenfurt

Os leshies são protetores da floresta, espíritos que sentem o que acontece na mata e atacam ferozmente quando ela está em perigo. Normalmente eles não se aventuram longe da mata, mas havia relatos de um leshy extremamente perigoso perto de Kaer Morhen. Houve até boatos de uma invasão na fortaleza dos bruxos, mas seria muito difícil um deles sobreviver em um castelo cheio de matadores de monstros.

E se o medo de encontrar um leshy faz você evitar a floresta, não se preocupe: pesquisas mostram que os leshies não conseguem se reproduzir, então esses “olhos verdes brilhantes que espreitam na escuridão” logo poderão fazer parte do passado.

Vesemir Mata um Leshy [3]
Vesemir usou sua espada contra a força assassina de um leshy. Mas durante a luta, ficou claro que nem tudo é o que parece.

Nas profundezas da floresta em torno de Ard Carraigh, perto de uma estátua de elfo, a carruagem de uma antiga família de nobres ficou presa no bosque farpado. Lorde Carlisle e os quatro filhos batiam boca e dividiam a culpa por estarem perdidos, sem saber que ilusões poderosas os levaram a errar o caminho.

Leshen-nightmahr2.jpg

Uma luz verde brilhante deu lugar a uma nuvem vermelha, e o lorde e suas filhas foram retirados do mundo dos vivos. Apenas um Carlisle sobreviveu, o filho Sugo, encolhido de medo do terrível leshy.

Até Vesemir entrar em cena para ganhar seu dinheiro. Experiente e impetuoso, sua batalha com o leshy foi um espetáculo admirável, mas logo ficou claro que aquela não era uma criatura qualquer. Com a explosão de seu igni e a aparência de batalha ganha, o leshy falou em uma língua élfica antiga e deu uma pista valiosa sobre o que estava para acontecer.

Curiosidades

  • O Leshy é uma divindade protetora das florestas na mitologia pagã eslava.
    • O Leshy tem uma forma humanoide masculina, é capaz de assumir qualquer aparência e pode mudar de tamanho e altura. Às vezes é retratado com chifres e cercado por bandos de lobos e ursos. Em alguns relatos, dizem que o Leshy tem uma esposa (Leshachikha) e filhos (leshonki, leszonky). Ele é conhecido por sua propensão a levar viajantes a se perderem e por sequestrar crianças (esta que também é comum ao mito do Chorabash, o "Negro") o que levaria alguns a acreditar que ele é uma entidade maligna.

Referências

Advertisement