FANDOM

Leshys[1][2] (original: Leszy) são um tipo de monstro da floresta que é descrito como algo que "vive apenas para matar". Quando matam alguém ou alguma coisa, eles não deixam muito para todos os comedores de carniça.

Big Quote Left
– O que matou aqueles dois – continuou Geralt, olhando para a beira da floresta – não foi nem um lobisomem, nem um leshy. Tanto um como outro não deixariam tal quantidade de carne para os devoradores de carniça. Caso houvesse pântanos por aqui, eu diria que poderia ser uma quiquimora ou um wipper. Acontece que não existem pântanos nestas redondezas.
Big Quote Right
— Conto Um Grão de Veracidade
Big Quote Left
Visitava cidades e fortalezas, buscava proclamações afixadas em postes nos cruzamentos das estradas, procurava anúncios: “Precisa-se urgentemente de um bruxo.” Além disso, era muito comum encontrar um local sagrado, uma masmorra, uma necrópole ou ruína, um barranco numa floresta ou uma gruta nas montanhas com muitos ossos e fedor de carcaça. E também havia seres que viviam exclusivamente para matar, por fome, por prazer, por causa de um desejo doentio de alguém ou por outros motivos: manticoras, serpes, núbilos, zygopteras, quimeras, leshys, vampiros, ghouls, lobisomens, escorpiões gigantes, estriges, tragarças, quiquimoras, wippers. Aí eu os enfrentava com golpes de espada e, depois, via medo e nojo nos olhos dos que me pagavam por tais serviços.
Big Quote Right
— Trecho de O Último Desejo
Big Quote Left
- (...) O caminho leva pelo Ermo Úmido. É uma terra que dá pavor! Lá, meu senhor, há vampiros brucolacos, filorrinos, endríagos, grifos e outros monstros! Pois faz dois domingos que um lechy mordeu meu genro, de um jeito que só deu tempo de ele tossir sangue e já estava morto. E vocês estranham ainda que estamos com medo de passar por lá com mulheres e crianças?
Big Quote Right
— Trecho de A Torre da Andorinha

Wiedźmin: Gra Wyobraźni

Leszy RPG

Leshy em Wiedźmin: Gra Wyobraźni por Jarosław Musiał.

Aqui o leshy é descrito como um monstro da floresta, altamente inteligente e resistente à ferro. Por razões desconhecidas, muitos camponeses o consideram um espírito que protege a floresta. Na realidade, é uma criatura muito perigosa que caça seres da floresta e andarilhos solitários. Tem a capacidade de polimorfia.

Em sua forma natural é uma criatura de tamanho de um gato selvagem que aparentar ser um cruzamento entre um gato selvagem e um urso com presas poderosas e garras afiadas. Ele principalmente espreita entre os ramos de árvores, a partir do qual rapidamente salta sobre suas vítimas. Costuma devorar toda a presa. Sua arma mais poderosa é a capacidade de mudar de forma. Ele pode se transformar em um ser humanóide aparentando ser um homem inofensivo, velho ou em um ramo de árvore que é praticamente idêntico ao real.

The Witcher 3: Wild Hunt - Bestiário

Nunca caçamos nesta floresta. Jamais. Mesmo que isso signifique que o vilarejo inteiro passará fome
- Mulliver, magistrado de Hoshberg em Aedirn
Liches habitam florestas densas e primordiais. São criaturas terrivelmente territorialistas, que caçam com a sua furtividade e astúcia como únicas ferramentas. Eles usam a sua magia inata para controlar as plantas e os animais do seu território – sendo assim, ao caçá-los, conseguir chegar perto o suficiente já é metade da dificuldade. Os liches mais velhos, os que ganham o título de "liches antigos", têm habilidades e táticas avançadas que os tornam especialmente perigosos.

Alguns liches criam totens mágicos que aumentam a sua força. Nesses casos, esses totens devem ser destruídos antes ou durante a luta. Além do mais, alguns liches podem criar uma espécie de imortalidade para si da seguinte forma: o liche fere um viajante perdido passando pela sua floresta com as suas garras e lança uma maldição de magia negra sobre ele. Enquanto esse indivíduo marcado estiver perto do seu território, o liche renascerá toda vez que morrer. Esses liches só poderão ser derrotados depois de matar ou afastar a pessoa marcada.

Em combate, os liches não usam apenas as suas longas garras, mas também os seus vários aliados: lobos, que sempre vêm ao seu auxílio, ou corvos, que atacam e distraem o oponente do liche. Eles também são capazes de comandar plantas e fazê-las ajudarem no combate. Por sorte, para os bruxos, os liches têm uma fraqueza: eles são extremamente vulneráveis ao Sinal Igni.

Notas & Refências

  1. Liches em The Witcher 3: Wild Hunt
  2. Lechy, traduzido por Olga Baginska-Shinzato em A Torre da Andorinha