FANDOM

Scroll of three powers

Meio Século de Poesia é um volume de obras feitas por Jaskier, as suas memórias. Originalmente foi concebido para ser chamado de "Cinquenta anos de poesia", mas Regis conseguiu convencer o bardo a mudar o título para um mais "poético".

Meio Século de Poesia, anos depois, se tornou um importante volume como uma das versões literárias da lenda sobre Geralt e Ciri. Condwiramurs Tilly constantemente lia o livro para poder sonhar. Incluindo uma edição com anotações e dotada de um prefácio do professor Everett Denhoff Júnior.

Alguns trechos

Big Quote Left
Dizer que a conheci seria exagero. Acho que, além do bruxo e da feiticeira, ninguém a conheceu de verdade. Quando a vi pela primeira vez, ela nem me causou grande impressão, apesar das inesperadas circunstâncias em que aquilo ocorreu. Conheci pessoas que afirmaram que desde o primeiro encontro sentiram um sopro da morte caminhando atrás daquela menina. Para mim, porém, ela me pareceu completamente normal, embora soubesse que não era bem assim. Por isso fiz um esforço para vislumbrar, descobrir ou sentir nela algo extraordinário. No entanto, nada vislumbrei e nada senti. Nenhuma coisa que pudesse ser um sinal, pressentimento ou prenúncio dos trágicos acontecimentos posteriores. Dos que ela foi a causa e dos que ela mesma provocou.
Big Quote Right
Trecho do capítulo segundo de Tempo do Desprezo
Big Quote Left
Pouco sabemos do amor. Com o amor é como com a pera. A pera é doce e tem forma. Tentem definir a forma da pera.
Big Quote Right
Trecho do capítulo terceiro de Tempo do Desprezo
Big Quote Left
Conheci muitos militares na vida. Conheci marechais, generais, paladinos e hétmanes, triunfadores de numerosas campanhas e batalhas. Ouvi suas histórias e lembranças. Vi-os debruçados sobre os mapas, desenhando linhas multicoloridas, fazendo planos, elaborando estratégias. Nessas guerras no papel tudo dava certo, tudo funcionava, tudo estava claro e na mais perfeita ordem.“Assim tem de ser”, explicavam os militares.“O exército é, sobretudo, ordem e disciplina. O exército não pode existir sem ordem e disciplina.” E estranhamente a verdadeira guerra – e olhe que já vi algumas guerras verdadeiras –, no que se refere a ordem e disciplina, lembra perfeitamente um bordel tomado pelas chamas.
Big Quote Right
Trecho do capítulo segundo de Batismo de Fogo
Big Quote Left
Com frequência perguntam-me por que decidi escrever minhas memórias e em quais circunstâncias isso ocorreu. Parece que muitas pessoas se interessavam pelo momento em que minhas memórias começaram a tomar forma – que fato, ocorrência ou evento fora responsável pelo início de tudo ou o que instigava o processo de escrevê-las. Antigamente buscava diversas explicações e muitas vezes mentia. No entanto, agora prestarei honra à verdade, pois hoje, depois de meu cabelo alvejar e rarear, já sei que a verdade é um grão de grande valor, e a mentira, uma erva daninha.

Eis a verdade: o evento que me estimulou, ao qual devo as primeiras anotações que formaram a futura obra de minha vida, foi o encontro casual de papel e lápis entre os objetos que eu e meus companheiros roubamos dos acampamentos militares lyrianos. Isso ocorreu…

Big Quote Right
Trecho do capítulo terceiro de A Torre da Andorinha