FANDOM

Big Quote Left
Quando eu criei Yennefer, eu queria que Geralt se desenvolvesse completamente, mas então eu decidi complicar as coisas. Eu criei uma personagem feminina que se nega a fazer parte do estereótipo da fantasia. Para o prazer do leitor.
Big Quote Right
Andrzej Sapkowski

Yennefer z Vengerbergu - ukochana wiedźmina Geralta i przyszywana matka Ciri.  

Chociaż miała 94 lata w czasie rozgrywania się wydarzeń opisanych w Wieży Jaskółki, utrzymywała młody wygląd i urodę przy pomocy magii. Na szyi nosiła obsydianową gwiazdę (jej osobisty amulet).

Jej mistrzynią była Tissaia de Vries .

Wygląd Editar

W przeszłości była garbuską, jej wygląd został jednak magicznie poprawiony przez Tissaię de Vries, po tym, jak Yenna podcięła sobie żyły.

Geralt domyślił się, jak kiedyś wyglądała, dzięki swojemu wyostrzonemu wzrokowi. Zauważył, że jedno ramię znajduje się wyżej od drugiego, dostrzegł również nieco zbyt wąskie usta oraz za długi nos. Nie umniejszało to jednak prezencji czarodziejki. Trójkątną twarz Yennefer okalały kruczoczarne loki ułożone w artystycznym nieładzie, tylko pozornie niewymagające specjalnej pracy nad fryzurą. Wyróżniało ją także złe, ciemnofioletowe spojrzenie, rzadziej przybierające rozmarzony wyraz.

Pomimo swojego wieku (94 lata), zachowała młody wygląd dzięki magii – miała zgrabną sylwetkę i dziewczęce piersi. Poruszała się z niewymuszoną gracją. Na specjalne okazje stosowała glamarye. Chociaż promieniowała elegancją i była na swój sposób atrakcyjna, nie mogła uchodzić za klasycznie urodziwą. Czarodziejka nosiła ubrania jedynie w kolorach czarnym i białym, podkreślając tym samym bladą cerę i przenikliwe oczy. Używała pachnidła o woni bzu i agrestu.

Biografia Editar

Młodość Editar

Yennefer urodziła się jako córka półelfki i człowieka. W młodości była garbuską, ojciec znęcał się nad nią, później opuścił rodzinę jako powód podając skażone przez elfią krew łono matki Yennefer i „płodzenie potworów”.

Została oddana do szkoły czarodziejek, gdzie szkoliła ją Arcymistrzyni Tissaia de Vries. Podjęła się próby samobójczej, od której uratowała ją jej mistrzyni. Po tym wydarzeniu magicznie poprawiono jej wygląd.

Ostatnie życzenie Editar

Yennefer przed 1245 rokiem przebywała w redańskim mieście Rinde u ambasadora Beau Berranta. Wiedźmin Geralt z bardem Jaskrem przebywali pod miastem. Poeta wyłowił z rzeki naczynie z Dżinnem, który go poważnie uszkodził. Jedyną osobą zdolną pomóc Jaskrowi była Yennefer. Geralt udał się do niej z prośbą o pomoc. Czarodziejka w ostateczności się zgodziła. Po długim leczeniu udało się jej uzdrowić Jaskra. Yennefer zależało na uzyskaniu pieczęci geniusza, by wykorzystać ostatnie życzenie, osłabić dżinna i złapać go, aby jej usługiwał. Okazało się, że pieczęć miał Geralt. Mimo tego, że oddał ją czarodziejce, ta rzuciła na niego zaklęcie hipnotyzujące, zmuszając go do zemsty na kilku mieszkańcach Rinde, którzy jej ubliżyli. Wiedźmin mimowolnie wykonał zlecenia, bijąc między innymi rajcę miejskiego Wawrzynoska. W ostateczności Geralt trafił do lochu. W tym samym czasie do miasta wrócił burmistrz Neville, zaczął przesłuchiwanie wiedźmina. Yennefer przekonana, że to Jaskier ma pieczęć, kazała mu wypowiedzieć ostatnie życzenie (by wszyscy uwierzyli w niewinność Geralta) i wkroczyć w portal do pokoju burmistrza. Po tym Yennefer podjęła próbę złapania dżinna – nie udawało jej się to, ponieważ ostatnie życzenie wciąż nie zostało wypowiedziane. Geralt zorientował się, że to on jest panem dżinna. By uratować Yennefer i siebie, w nieznany sposób połączył ją ze sobą klątwą.

Sezon Burz Editar

Geralt przed 1245 rokiem opuścił Yennefer. W 1245 trafił do Kerack, gdzie został zamknięty przez Koral. Yennefer była świadkiem tych wydarzeń. W czasie jego pobytu w mieście zgubił miecze, które czarodziejka odkupiła w Domu Braci Borsodych a następnie przekazała je przez Tizianę Frevi.

Granica możliwości Editar

Yennefer uczestniczyła w wyprawie na złotego smoka Villentretenmertha. Po dwóch latach rozłąki z Geraltem spotkali się podczas tychże poszukiwań. Czarodziejka zawiązała spółkę z rębaczem Boholtem i krasnoludemYarpenem.

W czasie wędrówki na drużynę spadła lawina kamieni. Geralt i Yennefer spadli, lecz wiedźminowi udało się chwycić zerwanego mostu. Gdy zwisali, czarodziejka miała okazję posłuchać co myśli o niej reszta. Ostatecznie rycerz Eyck z Denesle rzucił im linę.

Yennefer zaproponowała Geraltowi, że jeśli zabije smoka, wszystko będzie między nimi jak dawniej. Wiedźmin pamiętał, że wcześniej wykluczała taką możliwość i oświadczył, że zabicie smoka wykracza poza jego granice możliwości.

Rębacze z Crinfrid, drużyna Yarpena i czarodziejka chcieli zabić smoka. Obezwładnili czarodzieja Dorregaraya, Geralta i Jaskra, ponieważ przeszkadzali. Ze względu na to, że Yennefer zaczęła się rządzić, Rębacze obezwładnili również ją.

W międzyczasie wpadł zbrojny oddział chłopów. Dzięki Geraltowi i Yennefer uwolniła nogi. Dokonała wówczas przełomowego dokonania w magii - jako pierwsza i jedyna znana czarodziejka rzuciła zaklęcie nogą[2]. Niemniej została prawie zabita przez Zerrikanki broniące Villentretenmertha. Smok jednak zabronił tego, ponieważ schowała małe smoczątko, którego bronił.

Okruch lodu Editar

Po wyprawie na smoka Yennefer udała się z Geraltem do Aedd Gynvael w Naroku. Podczas podróży wielokrotnie wspominała o czarodzieju Istreddzie, którego znała od lat. W rzeczywistości jechała tam, by ostatecznie rozwiązać sprawy miłosne. Będąc w mieście współżyła z obydwoma mężczyznami. Ostatecznie mężczyźni umówili się na potyczkę. Yennefer, dowiedziawszy się o zdarzeniu, wyjechała z miasta, zostawiając list (w ten sam sposób, jak kilka lat wcześniej Geralt wyjechał z Vengerbergu).

Coś więcej Editar

Czarodziejka pojawiła się w wizji Geralta – po kolejnym rozstaniu spotkali się w magiczną noc Belleteyn, podczas której współżyli ze sobą.

W 1263 roku uczestniczyła w bitwie o Wzgórze Sodden, w której została oślepiona przez nilfga ardzkączarodziejkę Fringillę Vigo. Została wyleczona i zaproponowano jej posadę w Radzie Czarodziejów, którą przyjęła.

Krew elfów Editar

Ok. 1267 roku podczas pobytu Jaskra w zamtuzie Mamy Lantieri, Yennefer uratowała barda przed czarodziejem Riencem. Spaliła mu twarz, z którą funkcjonował do końca życia. W międzyczasie trwało szkolenie Ciri z warowni Kaer Morhen. Okazało się, że dziewczyna ma niezidentyfikowane przez wiedźminów silne zdolności magiczne. Sprowadzono czarodziejkę Triss Merigold, lecz po jakimś czasie Cirillę oddano pod opiekę Yennefer.

Yennefer towarów wstępne magiczne szkolenie dziewczyny w ellandersk świątynia Melitele.

Czas pogardy Editar

W 1267 roku Yennefer jechała na bankiet czarodziejów na wyspie Thanedd. Zabrała ze sobą Ciri. Planowała oddać ją do tamtejszej szkoły dla dziewcząt - Aretuzy. Podczas rozmowy z bankierem Molnarem Giancardimpostanowiła wysłać Ciri na zwiedzanie miasta Gors Velen. Podczas przechadzki po mieście została uznana przez Tissaię de Vries i Margaritę Laux-Antille za jedną ze zbiegłych ze szkoły dziewczyn. Po podaniu fałszywego nazwiska została sparaliżowana przez byłą lektorkę. Później okazało się, że były to przyjaciółki Yennefer. Zaprosiły ją i dziewczynę do Srebrnej Czapli. O zmierzchu Margarita i Yennefer były nietrzeźwe. Ciri wykorzystała sytuację i wymknęła się z zamiarem dostania się do Hirundum, ponieważ dowiedziała się, że tam przebywał Geralt. Ostatecznie Yennefer i Geralt spotkali się tam. Po burzliwej i pełnej emocji rozmowie para zdecydowała się pójść na bankiet razem.

W nocy z 1 na 2 lipca Filippa Eilhart zorganizowała przewrót, uprzedzając tym samym przewrót Vilgefortza. Yennefer, wbrew późniejszej powszechnej opinii, należała do czarodziejów neutralnych. Spotkała się z Tissaią de Vries, która kazała jej przyprowadzić Ciri w sam środek walk w Garstangu. Wówczas ta przepowiedziała przyszłość o wojnie z Nilfgaardem. Tissaia jednym ruchem dłoni zdjęła wielostopniową barierę tłumiącą magię w pałacu, doszło do rzezi. Francesca Findabair zdążyła uratować Yennefer przed Riencem poprzez kompresję artefaktową.

Chrzest ognia Editar

Francesca Findabair po kilku miesiącach po wydarzeniach na Thanedd zdekompresowała Yennefer, ponieważ Filippa Eilhart po upadku Rady i Kapituły Czarodziejów postanowiła stworzyć organizację zrzeszającą czarodziejki. Francesca przybyła z Yennefer do zamku Montecalvo, jednak ta nie chciała należeć do organizacji, ponieważ czarodziejki chciały wykorzystać Ciri do ich własnych planów. Z pomocą Fringilli Vigo (tej samej, która oślepiła ją na Wzgórzu Sodden) uciekła z zamku Eilhart.

Wieża Jaskółki Editar

Teleportacja Yennefer z zamku Montecalvo okazało się udana, ponieważ godziny wyłowiona przez skelligijskichrybaków. Na wyspie Ard Skellig wyczekiwała powrotu jarla Cracha an Craite, od małego chody pomocy. Ze wzgledu na Faktu, oo za Yennefer Byla uważana nilfgaardzką zdrajczynię i wspólniczkę Vilgefortza, byla poszukiwana w całej Północy. Czarodziejka powołała się jednak jednak na Cirillę. Wyruszyła ze Skellige na Głębię Sednyby dostać się do siedziby Vilgefortza. Statek wchłonęła magiczną maszynę, ona sama, l Żywa, dostała się do niewoli czarnoksiężnika. Czarodziej próbował magicznie wyciągnąć z Niej MIEJSCE przebywania Ciri, lecz nie nie udało mu SIĘ do - zamiast myśleć o Ciri, Yennefer myślała z Geralcie. Po kilku godzinach tortury zostały zaniechane.

Livros de Andrzej Sapkowski Editar

21130435 12156565 lz

Yennefer por JustAnor

Big Quote Left
O bruxo continuou a observá-la. Tinha o corpo de uma jovem de vinte anos, embora ele preferisse não tentar adivinhar sua verdadeira idade. Movia-se com graça natural. Não, não era possível adivinhar como ela fora antes, o que nela fora corrigido. Parou de pensar nisso; não fazia o menor sentido.
Big Quote Right
O Último Desejo
"E, repentinamente, ele [Geralt] se deu conta da verdade. Sabia. Sabia quem ela fora. Sabia o que ela se lembrava. Do que não conseguia se esquecer e com o que convivia. Sabia quem ela fora antes de ser tornar uma feiticeira. Por que o observavam frios, penetrantes, maus e inteligentes olhos de uma corcunda."
O Último Desejo[src]
"Como ela é deslumbrante!’, pensou. Tudo nela é lindo… e ameaçador. As cores que usa; o contraste entre a brancura e a negritude… beleza e ameaça. As mechas aneladas, negras como as asas de um corvo e tão naturais. As maçãs do rosto proeminentes, acentuadas por uma ruga que, nos momentos em que ela considerava apropriado sorrir, aparecia junto de seus lábios, maravilhosamente finos. As sobrancelhas, maravilhosamente irregulares sem a maquiagem com a qual ela as retocava durante o dia. O nariz, maravilhosamente comprido. As delicadas mãozinhas, maravilhosamente nervosas, agitadas e hábeis. A cintura fina e flexível, realçada por um cinto apertado ao extremo. As pernas esbeltas, que, ao andar, faziam ondular sua saia negra, dando-lhe uma forma ovalada. Linda."
Um Fragmento de Gelo[src]
"Yennefer, como a maioria das feiticeiras, era estéril. Contudo, era uma das raras que sofriam muito com tal condição."
O Limite do Possível[src]
Big Quote Left
- (...) Yennefer, em razão de certas alterações às quais foi submetido seu organismo, não está em condições de cumprir sua vocação e sofre muito por causa disso.
Big Quote Right
A Espada do Destino
"Seu coração é como a joia que decora seu colo, duro como um diamante frio e insensível, mas afiado que obsidiana, capaz de ferir."
O Sangue dos Elfos[src]
"Ciri suspirou. Os olhos de Yennefer brilhavam como raios cor de violeta e seu rosto tinha uma beleza extraordinária. Resplandecente. Desafiadora. Ameaçadora. E inatural"
Tempo do Desprezo[src]
"Eu planejo atuar sozinha, usando meus métodos, e de forma ativa, Crach, ativa. Não costumo ficar sentada chorando e segurando a cabeça com as duas mãos. Eu ajo! "
A Torre da Andorinha[src]

Histórias em quadrinhos Editar

Sua primeira aparição numa adaptação foi nos quadrinhos em 1994.

No Filme e Série de TV Editar

Wolszczak2 0olszczak2 014819d

Grażyna Wolszczak como Yennefer

No filme e série de TV The Hexer, Yennefer é interpretada por Grażyna Wolszczak.

Episódios Editar

The Witcher (PC) Editar

Embora ela nunca apareça, nem seja diretamente mencionada, os criadores do jogo fizeram inúmeras referências "escondidas" a Yennefer.

  • Na Pousada da Periferia de Vizima, Geralt pode falar com um bardo, o qual conta a ele sobre Dandelion, e sobre as baladas da música do Lobo Branco de Dandelion. Entre eles, o conto de como "Geralt casou-se com uma feiticeira e eles viveram em algum lugar nas ilhas felizes".
  • No começo do Capítulo III, Triss diz a Geralt que "a última vez que ela se sentiu dessa maneira, Geralt e uma feiticeira estavam brincado com um gênio".
  • No Capítulo IV, o taberneiro da Taberna Country em Águas Turvas fala sobre um conto a respeito de Ciri. Perto do final, ele diz que a feiticeira que o bruxo amava tentou o reviver, mas morreu no processo.
  • Se Geralt escolher Triss como a guardiã de Alvin Capítulo III, e se ele responder ao Rei Foltest que ele ama Triss quando questionado sobre o relacionamento deles, a atualização na missão Identidade diz, entre outras coisas: "Minha amnésia me previne de me lembrar nossa relação no passado, mas eu tenho a impressão que eu já amei uma feiticeira, profundamente..."
  • Na DLC "Side Effects" feita pela CD Projekt Red com parte de The Witcher: Enhanced Edition, Dandelion pergunta a Geralt durante a segunda conversa deles na prisão :" ...e quanto a você e Yennefer?" E Geralt diz a ele: " Eu não quero falar sobre isso."

The Witcher 2: Assassins of Kings Editar

Yennefer aparece em flashbacks no The Witcher 2.

Num encontro opcional no começo do jogo, Geralt (ainda sem memória) encontra os Rachadores de Crinfrid onde eles comentam que tinham a intenção de estuprar a feiticeira e não ele (durante os eventos de A Espada do Destino). Apesar disso, eles não conseguem lembrar seu nome acreditando que ela se chamava "Connifer".

No final do jogo é revelado que Yennefer está viva, mas tem amnésia assim como Geralt, e que ela se encontra no império de Nilfgaard.

Aliás, se o jogador decidir salvar Sheala de Tancarville, ela conta a Geralt onde procurar por Yennefer.

Os detalhes importantes da trama terminam aqui.

The Witcher 3: Wild Hunt Editar

Yennefer é uma das personagens principais do jogo e ajuda Geralt em sua busca por Ciri.

Entrada no Diário Editar

Tw3 journal yennefer

O bruxo encontrou a feiticeira de cabelos negros pela primeira vez uns bons vinte anos atrás. Sua amizade e os sentimentos entre eles nasceram de uma aventura em comum envolvendo um gênio e um desejo concedido a Geralt que entrelaçou seus destinos inexplicavelmente. No tempo desde então, o relacionamento deles foi, no entanto, bastante conturbado: cheio de altos e baixos, crises e separações. O amor de Geralt e Yennefer dá provas irrefutáveis da tese de que "opostos se atraem".

Poucos anos atrás, Geralt e Yennefer haviam, após uma longa separação cheia de aventuras para os dois, voltado a ficar juntos. Seu momento de repouso foi interrompido pela Caçada Selvagem, que levou Yennefer como prisioneira. O bruxo partiu imediatamente para salvá-la, mas perdeu sua memória ao fazer isso. Quando ele finalmente a recuperou, ele imediatamente voltou para sua missão de encontrar sua amada feiticeira.
As circunstâncias da reunião inicial de Geralt com Yennefer depois de dois anos foram bem diferentes do que ele havia imaginado. A feiticeira não estava apenas sã e salva, mas havia até conseguido o auxílio de um aliado inesperado e poderoso: o império de Nilfgaard.

Se Geralt fica com Yennefer em Skellige
Editar

Tumblr o2hv48asf21r3i2gwo1 1280

Um espesso ar de hostilidade reprimida reinou durante o tempo em que Geralt ficou com Yennefer em Skellige. Mais de uma vez, a feiticeira expressou nitidamente seu desprazer, sem poupar comentários, exatamente como durante os melhores anos de seu relacionamento. Porém, no final a paciência do bruxo foi recompensada e sua expedição para recuperar a máscara de Uroboros restabeleceu os laços entre os amantes novamente. O precipício que havia surgido entre eles durante a época separados parecia muito mais estreito.
Para obter as informações de que precisava, Yennefer não hesitou em recorrer à necromancia, e destruiu o jardim da deusa Freya ao fazê-lo. Se a orgulhosa feiticeira sentiu alguma culpa como resultado, então, como sempre, ela não demonstrou nenhum sinal disso.

Se Geralt decide ajudar Yennefer na missão O Último Desejo
Editar

A ideia de caçar outro gênio juntos de início não despertou o entusiasmo de Geralt, mas Yennefer tinha um motivo realmente válido para desejar isso. Se ela conseguisse forçar o gênio a reverter o desejo que a prendia ao bruxo, ela finalmente saberia se os sentimentos entre eles eram realmente amor ou simplesmente magia.

Se Geralt diz que ama Yennefer na missão O Último Desejo
Editar

Geralt yen the last wish quest
Yennefer
O gênio concedeu o pedido de Yennefer e rompeu o fio do destino que a prendia a Geralt. Por sorte, o amor deles continuou, sem a necessidade de assistência sobrenatural.
Apesar do caráter complicado da feiticeira ter tornado a vida de todos em Kaer Morhen miserável, no final foi sua determinação teimosa que levou ao fim do encantamento de Uma e à quebra da maldição de Avallac'h.
Yennefer sempre acreditou que alguns fins justificam meios não muito aceitáveis. E, quando ficou claro que o resgate de Ciri necessitaria da ajuda de Philippa Eilhart e das outras feiticeiras da detestada Estada, ela ignorou os seus ressentimentos e convenceu Emhyr a dar-lhes anistia.

Notas Editar

GaleriaEditar